quinta-feira, 20 de agosto de 2009

WEBQUEST - A Gramática nas Ondas da Internet






INTRODUÇÃO

Queridos alunos,
Vamos navegar pelas ondas da Internet para estudarmos gramática?
Navegar pelas ondas da Internet para estudar gramática significa acionar novas competências e habilidades a fim de que esta ocorra de forma dinâmica e prazerosa, uma vez que atualmente o estudo de gramática tem sido considerado difícil e desmotivador por alguns.
Segundo Ezequiel Theodoro da Silva “ler um texto impresso em papel não é a mesma coisa que ler os conteúdos da Internet no computador. Ainda que a base dos dois suportes seja a escrita, cada qual traz especificidades que demandam comportamentos diferenciados dos leitores. A página de um livro você vira; a página da Internet você desdobra, as formas de estruturação ou configurações dos textos digitais são bem atrativas e dinâmicas.”
Pretendo com esta Webquest utilizar a Internet como um recurso para que o aluno possa aprender gramática lendo, organizando idéias, expressando pensamentos e analisando questões, bem como promover o desenvolvimento de atitudes de leitura, investigação, seleção, análise, síntese, criação, reflexão, depuração, articulação, etc.

TAREFA01.Após a leitura dos textos propostos capturem imagens e a partir delas criem orações coordenadas.
02.Elaborem slides com as orações criadas usando o PowerPoint.
03.Façam um mapa conceitual das orações subordinadas adverbiais.
04.Escolham uma das sugestões e produzam um texto tendo como tema as orações subordinadas adverbiais, substantivas e adjetivas: caça-palavras, palavra-cruzada, texto lacunado, jogos, vídeo, etc.

PROCESSO01.Formem um grupo de 04 pessoas.
02.Escalem 02 componentes para irem ao laboratório na 1ª aula e 02 para a 2ª.
03.Acessem os sites que falam sobre Orações Coordenadas
04.Produzam os slides sobre orações coordenadas.
05.Acessem os sites sobre orações subordinadas.
06.Façam produções criativas com o conteúdo pesquisado ( quadrinhos, caça-palavras, vídeos, jogos, texto lacunado).
07.Criem um blog e publiquem todas as produções do seu grupo.

RECURSOS
http://www.youtube.com/watch?v=FqC4W0WCVAA

AVALIAÇÃOO aluno será avaliado mediante uma ficha proposta, obedecendo aos seguintes critérios: participação nas pesquisas; comprometimento com as tarefas determinadas; frequência; interesse na execução do trabalho; apresentação e publicação das produções.
CONCLUSÃO
Trabalhar as orações coordenadas e subordinadas, mostrando que elas estão presentes em qualquer situação de comunicação e dentro de um contexto, é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos, uma vez que estes conteúdos além de estarem presentes em qualquer discurso, serão aprofundados durante as etapas de ensino, pelas quais os alunos da 8ª série irão passar.

CRÉDITO
Esta Webquest será desenvolvida pelos alunos da 8ª série do turno matutino da Escola Estadual Frei José da Encarnação, durante 20 aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Edenícia Oliveira, em 2009.


















0 comentários: