ARQUIVO DO BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OFICINA DE ARTES VISUAIS

Artes Visuais Estudantis - Ave
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis (Ave), experiência pioneira de caráter educativo, artístico e cultural, como parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar.
O Ave foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração e de participação.
Essa experiência tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da nossa terra expressam os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia. As obras dos estudantes são o retrato dos sentimentos e das visões da criação, da liberdade de caminhos e horizontes. As artes visuais estudantis revelam os seus autorretratos e suas histórias vividas com toda expressão do colorido da vida.
Objetivos
• Interagir com a juventude por intermédio das linguagens artísticas.
• Explorar o potencial educativo, estimulando a criação de obras de artes visuais no ambiente escolar, assim como a valorização das expressões culturais regionais.
• Promover um ambiente educacional, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia.
• Estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida.
• Promover exposições das obras de arte estudantis nos contextos escolares.
• Estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças.


Foi uma oficina maravilhosa,  quem pensava  que não seria capaz de produzir uma pintura ficou surpreso  com o resultado. Vários artistas foram revelados. Com a técnica   ensinada,  "Corte, recorte e conte", não é preciso saber desenhar e pintar para produzir uma obra de arte. 
 Aprendemos também como confeccionar  a própria   tela  para a pintura  com isopor, cola e papel paraná.
Parabéns aos coordenadores do projeto pela forma dinâmica que conduziram a Oficina. Agora, nós que participamos deste  momento seremos multiplicadores  em nossas escolas.

                                              Jacobina-BA, 14 de setembro de 2011.

                                                                                            Professora Edenícia

5 comentários:

HENRY disse...

Amiga Edenícia! lindo!!! me perdi e achei nesse lugar das fotos.
Sabe amiga, tenho pensado muitas vezes pra mim mesmo, em começar, pelo menos tentar pintar uma tela... Mas nunca tive coragem para o fazer.
Quem sabe? Ao me sentir tão bem olhando voces ai, dizia eu quem sabe pego coragem e procuro aqui um lugar onde ensinem a pintar.

Obrigado Amiga, por compartilhar com a gente esses seus momentos lindos.

beijos e abraços fraternos!

Emille disse...

tem uma quadro do mar a noite lindo ai amei, mt lindo ^^

Igreja Presbiterina Saúde e Paz disse...

Saúde e Paz, obrigada pela visita e pelo comentário sobre o Acolher, é um projeto nosso de receber bem tanto membros como visitantes, meu nome é Adriana Gorito sou eu quem cuida do blog IPSP e particularmente gostei dessa postagem, gosto de trabalhos manuais de uma forma em geral, fique na Paz do Senhor.

Anônimo disse...

foi muito legal divertido interessante e etc teve quadros muitos lindos.
nome=mikaelly daise
serie=8 ano A
turno=matutino

Anônimo disse...

Adorei os quadros do AVE todos mereciam ter ganhado mais como era só uma pessoa né!

Ass:Mauricio Rosendo 8º ano B matutino