terça-feira, 17 de julho de 2012

A Gramática no Cordel - Janduhi Dantas

PORQUE DE TODO JEITO

O emprego dos porquês
Há quem ache complicado.
porque de todo jeito:
Porque junto, separado,
Com acento, sem acento,
porque pra todo agrado!

Porque junto e sem acento
Será uma conjunção
Explicativa ou causal,
De um pois tendo a função:
"Mateus está de castigo
Porque não fez a lição".

"Por que não telefonou?"
(Veja como está grafado):
Na frase interrogativa,
Sem acento e separado
"Por que não disse a Maria?",
"Por que não deu o recado?"

Por pelo qual e flexões
Por que também é usado
(Sendo a preposição por
Ao pronome que ligado):
"Sei que é grande o sofrimento
Por que você tem passado".

Quando for substantivo,
Porquê junto, acentuado;
Vindo depois de artigo
E por motivo empregado:
"Ele não disse o porquê
De à aula ter faltado".

Por quê — em final de frase
Interrogativa ou não.
E o que é acentuado
Se no fim da oração:
"Lumária te disse o quê?"
(Entenda, preste atenção!).
Autor - Janduhi Dantas

"Janduhi Dantas Nóbrega é paraibano de Patos. Agente cultural — autor de teatro popular, poeta cordelista e declamador —, participou ativamente dos movimentos sociais e populares registrados em Patos nos anos 80 e 90. Professor de Português, foi monitor de redação do Curso e Colégio Objetivo de Brasília (DF). Leciona, atualmente, em colégios e cursinhos pré-vestibulares em Patos, Princesa Isabel, Pombal e Sousa.
A idéia de fazer um livro ensinando gramática através de versos surgiu da dificuldade de seu casal de filhos aprenderem a matéria pelo sistema tradicional."
Fonte: http://www.releituras.com/ne_jdantas_gramatica.asp

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! visitei seu blog e ameei, esta lindoo, já estou seguindo , se puder visitar meu cantinho ficarei feliz http://maquiagensbright.blogspot.com.br/

Antônio Lídio Gomes disse...

Olá professora. Vim, vi e gostei.
Um abraço fraterno. Beijos e parabéns pela proposta cultural do blog. Estou seguindo.

Bicho do Mato disse...

Oi querida Edenícia, tudo bem? Vim
conhecer seu blog e adorei, está
maravilhoso. Perdido entre tantos
porquês, Fiquei me perguntando: Por
que não vim antes? Parabéns pelo
blog. Já estou seguindo. Gostaria de
convidá-la a visitar meu blog, onde
publico minhas poesias, se você
gostar, ficarei muito feliz em tê-la
como seguidora. Abraços do amigo Bicho do Mato.

Anônimo disse...

ola pro estou seguindo seu blog muita obrigada por ter me ajuudado quando minha professora te agrdeço pór tudo isso suas aulas sao otimas por isso vou deixar uma frase para a senhora..nunca desista de seus sonhos pois sonhar faz do ser humano te adouro nmuito pro.;

Edenícia Oliveira disse...

Oi, querido(a) aluno(a),
Amei suas palavras, pena que esqueceu de deixar seu nome. A gente,professor, fica muito feliz quando seu trabalho é reconhecido pelo aluno.
Bjs e volte sempre