sexta-feira, 7 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ATLETAS DA LEITURA

ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO
DISCIPLINAS: ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, INGLÊS E LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORES: Edenícia Oliveira, Liliane Martins, Mª de Fátima Sousa, Dilma, Divaneide Albuquerque, Mª Gonçalves, Nelson Linhares, Simone de Souza, Joseane Pinho(Clara)  e Andréa Amorim(Clara)
DATA – 18 DE MAIO DE 2013
PROJETOS ENVOLVIDOS: GESTAR, JERP, TAL E FACE


1. TEMA: ATLETAS DA LEITURA

2. CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS): Leitura e produção de gêneros textuais
3. PÚBLICO: Alunos de 5ª a 8ª séries dos turnos matutino e vespertino

4. TEMPO DE REALIZAÇÃO:  04 AULAS

5. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
COMPETÊNCIAS:
ü  Apropriar-se de gêneros textuais diversificados.
ü  Vivenciar novas e diversificadas formas de interação.

HABILIDADES:
ü  Articular de maneira autônoma, os gêneros textuais em situação de comunicação.
ü  Demonstrar autonomia e auto-organização a partir da vivência de jogos.
ü  Refletir e recriar/adaptar as regras utilizadas nos jogos e brincadeiras a partir das necessidades do coletivo.
ü  Produzir textos estruturalmente contextualizados.
ü  Discutir questões próprias a respeito do que é qualidade de vida.

6. MATERIAIS UTILIZADOS: Computador, datshow, microfone, caixa de som, TNT, envelopes, papel metro, pincel atômico, guloseimas, livros e recortes de vários gêneros textuais, bola, fita de diversas cores.

7. DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: ACOLHIMENTO E DIVISÃO DAS EQUIPES POR CORES: (7h30 a 8h)
ü  Recepcionar os alunos na entrada da escola amarrando uma fita de uma determinada cor no braço e orientando-os  para se dirigirem ao local de concentração onde estarão sendo exibidos clips de músicas.
ü  Orientar os alunos  para  que procurem e permaneçam em  uma sala identificada com a mesma cor da fita que  receberam na chegada. 

2ª ETAPA: SENSIBILIZAÇÃO: PREPARAR OS ATLETAS DA LEITURA: (8h a 8h30)
ü  Tapete literário: (colocar  um tapete no chão da sala de TNT na cor referente a cada grupo e espalhar ou colar os gêneros textuais que serão cobrados nas etapas da competição.
ü  Apresentar para o grupo o tapete literário e  explicar que a finalidade do mesmo consiste em  preparar o grupo para participar de uma corrida literária.
ü  Incentivar a leitura dos   textos expostos no tapete, tais como: músicas, poemas, ditados populares e  fábulas.
ü  Solicitar que alguns integrantes do  grupo compartilhem os textos lidos.
ü  Conduzir os alunos para o local de concentração onde ocorrerá a competição.
3ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA COMPETIÇÃO: (8h30 a 11h)
ü  Explicar  que eles irão participar de uma competição e que terão que realizar algumas tarefas.
ü  Algumas tarefas serão realizadas no local de concentração e outras serão preparadas na sala para depois serem apresentadas.
ü  O grupo que realizar a tarefa de acordo com o tema exigido e  dentro do tempo determinado, independente de ser a melhor, será pontuada.
ü  Cada tarefa realizada o grupo receberá 01 (um)  ponto.
ü  As tarefas serão apresentadas pelo apresentador, uma  de cada vez, sempre no local de concentração.
ü  A equipe que acumular mais pontos irá participar de um caça-tesouro.(não divulgar no início da competição).
ü  O grupo que encontrar primeiro o tesouro ficará com o prêmio.
4ª ETAPA: REALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO:
TAREFA 01 - Fazer um acróstico com as palavras QUALIDADE DE VIDA. ( 15 min )
TAREFA 02 – Apresentar de forma criativa uma música com o tema QUALIDADE DE VIDA.(30 min)
TAREFA 03 – Decifrar um  ditado popular. (5 min )
TAREFA 04 – Fazer embaixadinhas cantando uma música. (20 embaixadinhas em 5 min)
TAREFA 05 – Montar um texto fatiado (Fábula “ A formiga e a pomba”). (5 min)
5ª ETAPA: PREMIAÇÃO PARA OS GRUPOS QUE REALIZARAM TODAS AS TAREFAS OU A MAIOR QUANTIDADE:
ü  Caça-tesouro –  Esconder um baú com guloseimas e o grupo que encontrar primeiro ficará com o prêmio.

8. AVALIAÇÃO:
Acontecerá através do desempenho dos grupos na realização das tarefas.

9. REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar  Gestar II – língua Portuguesa: atividades de apoio à aprendizagem – 5ª, 6ª,7ªe 8ª séries. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. – Brasília: MEC, 2011.

MIRANDA, Simão de. Oficina de dinâmicas de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários, volume II . Campinas, SP: Papirus, 2000.
 

2 comentários:

Sandra Veneziani disse...

Oi amada! vim, correndo deixar o meu carinho e meus parabens pelo seu aniversário. Que seus dias sejam felizes e abençoados. Tem um cartão pra voce e no inicio do blog tem um selinho também. Bjus da San

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Sempre que dirigimos
os nossos pensamentos,
ao que acorda sentimentos bons
em outras vidas,
cada palavra escrita
é uma espécie de oração.

Que teu coração seja o céu
onde as palavras possa voar
buscando a esperança.