ESCOLA
ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO
DISCIPLINAS:
ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, INGLÊS E LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORES:
Edenícia Oliveira, Liliane Martins, Mª de Fátima Sousa, Dilma, Divaneide
Albuquerque, Mª Gonçalves, Nelson Linhares, Simone de Souza, Joseane
Pinho(Clara) e Andréa Amorim(Clara)
DATA
– 18 DE MAIO DE 2013
PROJETOS
ENVOLVIDOS: GESTAR, JERP, TAL E FACE
1.
TEMA: ATLETAS DA LEITURA
2.
CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS): Leitura e produção de gêneros textuais
3.
PÚBLICO: Alunos de 5ª a 8ª
séries dos turnos matutino e vespertino
4.
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 04 AULAS
5.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
COMPETÊNCIAS:
ü Apropriar-se de gêneros textuais
diversificados.
ü Vivenciar novas e diversificadas
formas de interação.
HABILIDADES:
ü Articular de maneira autônoma, os
gêneros textuais em situação de comunicação.
ü Demonstrar autonomia e
auto-organização a partir da vivência de jogos.
ü Refletir e recriar/adaptar as regras
utilizadas nos jogos e brincadeiras a partir das necessidades do coletivo.
ü Produzir textos estruturalmente
contextualizados.
ü Discutir questões próprias a respeito
do que é qualidade de vida.
6.
MATERIAIS UTILIZADOS: Computador, datshow, microfone, caixa de som, TNT, envelopes,
papel metro, pincel atômico, guloseimas, livros e recortes de vários gêneros
textuais, bola, fita de diversas cores.
7.
DESENVOLVIMENTO:
1ª
ETAPA: ACOLHIMENTO E DIVISÃO DAS EQUIPES POR CORES: (7h30 a 8h)
ü Recepcionar os alunos na entrada da
escola amarrando uma fita de uma determinada cor no braço e orientando-os para se dirigirem ao local de concentração
onde estarão sendo exibidos clips de músicas.
ü Orientar os alunos para
que procurem e permaneçam em uma
sala identificada com a mesma cor da fita que
receberam na chegada.
2ª
ETAPA: SENSIBILIZAÇÃO: PREPARAR OS ATLETAS DA LEITURA: (8h a 8h30)
ü Tapete literário: (colocar um tapete no chão da sala de TNT na cor
referente a cada grupo e espalhar ou colar os gêneros textuais que serão cobrados
nas etapas da competição.
ü Apresentar para o grupo o tapete
literário e explicar que a finalidade do
mesmo consiste em preparar o grupo para
participar de uma corrida literária.
ü Incentivar a leitura dos textos expostos no tapete, tais como: músicas,
poemas, ditados populares e fábulas.
ü Solicitar que alguns integrantes
do grupo compartilhem os textos lidos.
ü Conduzir os alunos para o local de
concentração onde ocorrerá a competição.
3ª
ETAPA: APRESENTAÇÃO DA COMPETIÇÃO: (8h30 a 11h)
ü Explicar que eles irão participar de uma competição e
que terão que realizar algumas tarefas.
ü Algumas tarefas serão realizadas no
local de concentração e outras serão preparadas na sala para depois serem
apresentadas.
ü O grupo que realizar a tarefa de
acordo com o tema exigido e dentro do
tempo determinado, independente de ser a melhor, será pontuada.
ü Cada tarefa realizada o grupo receberá
01 (um) ponto.
ü As tarefas serão apresentadas pelo
apresentador, uma de cada vez, sempre no
local de concentração.
ü A equipe que acumular mais pontos irá
participar de um caça-tesouro.(não divulgar no início da competição).
ü O grupo que encontrar primeiro o
tesouro ficará com o prêmio.
4ª
ETAPA: REALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO:
TAREFA
01 - Fazer um acróstico com as palavras QUALIDADE DE VIDA. ( 15 min )
TAREFA
02 – Apresentar de forma criativa uma música com o tema QUALIDADE DE VIDA.(30
min)
TAREFA
03 – Decifrar um ditado popular. (5 min
)
TAREFA
04 – Fazer embaixadinhas cantando uma música. (20 embaixadinhas em 5 min)
TAREFA
05 – Montar um texto fatiado (Fábula “ A formiga e a pomba”). (5 min)
5ª
ETAPA: PREMIAÇÃO PARA OS GRUPOS QUE REALIZARAM TODAS AS TAREFAS OU A MAIOR
QUANTIDADE:
ü Caça-tesouro – Esconder um baú com guloseimas e o grupo que
encontrar primeiro ficará com o prêmio.
8.
AVALIAÇÃO:
Acontecerá
através do desempenho dos grupos na realização das tarefas.
9.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II – língua Portuguesa: atividades de
apoio à aprendizagem – 5ª, 6ª,7ªe 8ª séries. Ministério da Educação. Secretaria
da Educação Básica. – Brasília: MEC, 2011.
2 comentários:
Oi amada! vim, correndo deixar o meu carinho e meus parabens pelo seu aniversário. Que seus dias sejam felizes e abençoados. Tem um cartão pra voce e no inicio do blog tem um selinho também. Bjus da San
Querida amiga
Sempre que dirigimos
os nossos pensamentos,
ao que acorda sentimentos bons
em outras vidas,
cada palavra escrita
é uma espécie de oração.
Que teu coração seja o céu
onde as palavras possa voar
buscando a esperança.
Postar um comentário