CIRCUITO FECHADO - Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental,
água, espuma,
creme de barbear, pincel, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água
quente, toalha.
Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos,
gravata,
paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros,
caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule,
talheres, guardanapos. Quadros. Pasta,
carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone,
agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, caixas de entrada,
de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara
pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales,
cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete,
cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de
papel, caneta, projeto de filmes, xícaras, cartaz, lápis, cigarro, fósforo,
quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras,
copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapos, xícara. Maço de cigarros, caixa
de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa, poltrona, papéis, telefone,
revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis,
prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo,
papel e caneta, telefone, caneta e papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e
caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal,
cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos.
Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, copos,
pratos, talheres, guardanapos. Xícara, cigarro e fósforo. Poltrona, livro.
Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa,
sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama,
travesseiro.
1.
TEMA: Imagens do dia-a-dia
2. CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS):
- Relação entre a cultura e os usos
sociais e funções da escrita.
- Frase, oração, período
- Produzir
atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local como
contexto das produções orais e escritas.
- Relacionar a escrita com as práticas de cultura local;
- Identificar as marcas de letramento.
- Construir frases e orações empregando a pontuação e elementos de coesão.
1ª
ETAPA: IMAGENS DO DIA-A-DIA – Realizar as
questões do Livro do aluno, 7ª série, página 87:
- Você já parou para pensar nas
imagens que você vê no dia-a-dia?
- Feche os olhos e tente repensar
as seguintes imagens:
1.
O
que você vê a sua volta ao levantar da sua cama?
2.
Como
é a imagem da sua casa: móveis, objetos, quadros, retratos, paredes,
eletrodomésticos?
3.
Quando
você sai de casa, o que vê pela frente?
4.
Como
é o seu caminho até a escola?
- Ilustrar as imagens mais importantes para você em
sua casa e no percurso para a escola (dobrar uma folha de ofício em 4 partes e
orientar a desenhar 4 cenários)
- Apresentar as ilustrações
- Recolher as ilustrações
- Ler
o conto “CIRCUITO FECHADO” de Ricardo Ramos, Caderno do aluno da 7ª
série, pág 87 e procurar relacioná-lo com suas lembranças;
- Responder as seguintes questões:
1.
De
que assunto você acha que o texto vai tratar?
2.
O
que há de similar e de diferente entre as observações relatadas por você?
3.
Ao
iniciar o seu dia, o personagem do texto realiza algumas ações comuns à todos
nós. Como seria o texto com suas primeiras ações do dia? Verifique as imagens
feitas por você e registre através da escrita suas observações sobre as imagens
vistas ao longo do dia.
4.
Reescrita
do texto
3ª ETAPA: ESTUDO LINGUÍSTICO - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
- Reler frases do conto “Circuito fechado” e chamar a
atenção para o processo de formação dessas frases (apenas substantivos): “Mesa,
cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros.
Pasta, carro. Cigarro, fósforo.”
- Comentar que a forma de organização das frases no conto não é convencional, comum, por
haver frases apenas formadas por substantivos e pontuação. (frases
nominais).
- Explicar o processo de construção das frases: seleção e combinação das palavras;
- Reescrever o trecho do conto selecionado, utilizando
a pontuação e a formação de frases convencionais. Exemplo: “O homem chegou
ao restaurante. Sentou-se à mesa e fez uma refeição completa. Em
seguida, bebeu um café, observou os
quadros pendurados nas paredes do
restaurante. Pegou sua pasta e foi para o carro. Já no carro, acendeu um
cigarro.”
- Reescrita coletiva do conto “Circuito fechado”.
Dividir o texto em partes e cada grupo deverá reescrever a sua parte
utilizando a pontuação e a formação de frases convencionais, como no
exemplo acima.
- Escolher 1 representante do grupo para fazer a
leitura da parte que fez a ampliação na sequência do texto.
- Fazer 1 cópia do texto inteiro, reescrito pelos
alunos, e distribuir para todos.
- Identificar no texto frase, oração e período, fazendo
uma legenda:
o
ORAÇÃO,
PERÍODO
o
PERÍODO
SIMPLES
o
PERÍODO
COMPOSTOS
8. AVALIAÇÃO:Será feita através das produções dos textos, levando em conta a coerência e a coesão das ideias.
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar
II – língua Portuguesa:atividades de apoio à aprendizagem – 7ª série. Ministério
da Educação. Secretaria da Educação Básica. – Brasília: MEC, 2011.