ESCOLA
ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO
PROFESSORAS
– EDENÍCIA OLIVEIRA E DIVANEIDE ALBUQUERQUE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA OFICINA DO PROJETO GESTAR NA ESCOLA
ARTICULADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA - EDENÍCIA OLIVEIRA
1.TEMA:
USO RESPONSÁVEL DAS REDES SOCIAIS
2.
CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS): CLASSIFICADOS LITERÁRIOS
3.
PÚBLICO: Alunos da 7ª e 8ª séries do turno matutino
4.
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 04 aulas
5.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Vivenciar
novas e diversificadas formas de interação.
ü Praticar situações comunicativa
permitidas pelas tecnologia.
ü Atuar linguisticamente de acordo com o
suporte e com os aspectos contextuais.
ü Operar com as ferramentas tecnológicas
contemporâneas.
Elaborar
pensamento argumentativo e contra-argumentativo.
ü Construir estruturas linguísticas
argumentativas.
ü Fundamentar a argumentação.
6.
MATERIAIS UTILIZADOS: Caderno do aluno da 6ª série, Datashow, pendrive, notebook, papel, hidrocor, tinta,
cola, páginas de classificados de jornais, microfone.
7.
DESENVOLVIMENTO:
ü Distribuir para os alunos várias
páginas de classificados de jornais, recortar e colar no caderno.
ü Fazer uma leitura participativa dos
classificados.
ü Fazer um quadro separando o produto
anunciado do verbo utilizado.
ü Discutir a estrutura e características
dos anúncios de classificados.
2ª
ETAPA:
ü Apresentar slides contendo
classificados literários sugeridos no livro do Gestar da 6ª série, pág 57 e do
livro Classificados poéticos de Roseana Murray.
ü Discutir as semelhanças e diferenças
entre os classificados recortados das páginas de jornais e os classificados
literários.
3ª
ETAPA:
ü Discutir o vídeo
“Uso responsável das redes sociais”.
ü Selecionar os melhores classificados e
fazer a formatação da página de classificados no computador.
ü Apresentar os classificados literários
no programa de rádio que será feito pela Escola Estadual Frei José da
Encarnação na Emissora Jacobina FM 99,1 no dia 29 de novembro de 2013 às 9h.
8.
AVALIAÇÃO:
Será
feita através da produção dos classificados literários.
9.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II – língua Portuguesa: atividades de
apoio à aprendizagem –6ª série. Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Básica. – Brasília: MEC, 2011.
Plano
Curricular do Projeto Ação Gestar na Escola
MURRAY,
Roseana. Classificados poéticos. 1ª edição. São Paulo. Companhia Editora
Nacional, 2004.
1 comentários:
Querida amiga
Ler palavras que nos toquem
o coração,
é como chegar as estrelas
nos braços da luz.
Que haja sempre em ti,
tempo para estar a sós contigo
para ouvir a música do teu coração...
Postar um comentário