terça-feira, 1 de outubro de 2013

USO RESPONSÁVEL DAS REDES SOCIAIS



ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO
DISCIPLINA –  ARTES e LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORAS – EDENÍCIA OLIVEIRA E DIVANEIDE ALBUQUERQUE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  DA OFICINA DO PROJETO  GESTAR NA ESCOLA
ARTICULADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA - EDENÍCIA OLIVEIRA


1.TEMA: USO RESPONSÁVEL  DAS REDES SOCIAIS

2. CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS): CLASSIFICADOS LITERÁRIOS


3. PÚBLICO: Alunos da 7ª e  8ª séries do turno matutino

4. TEMPO DE REALIZAÇÃO: 04 aulas

5. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Vivenciar novas e diversificadas formas de interação.
ü  Praticar situações comunicativa permitidas pelas tecnologia.
ü  Atuar linguisticamente de acordo com o suporte e com os aspectos contextuais.
ü  Operar com as ferramentas tecnológicas contemporâneas.

Elaborar pensamento argumentativo e contra-argumentativo.
ü  Construir estruturas linguísticas argumentativas.
ü  Fundamentar a argumentação.
6. MATERIAIS UTILIZADOS: Caderno do aluno da 6ª série, Datashow,  pendrive, notebook, papel, hidrocor, tinta, cola, páginas de classificados de jornais, microfone.

7. DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA:
ü  Distribuir para os alunos várias páginas de classificados de jornais, recortar e colar no  caderno.
ü  Fazer uma leitura participativa dos classificados.
ü  Fazer um quadro separando o produto anunciado do verbo utilizado.
ü  Discutir a estrutura e características dos anúncios de classificados.
2ª ETAPA:
ü  Apresentar slides contendo classificados literários sugeridos no livro do Gestar da 6ª série, pág 57 e do livro Classificados poéticos de Roseana Murray.
ü  Discutir as semelhanças e diferenças entre os classificados recortados das páginas de jornais e os classificados literários.
3ª ETAPA:
ü  Discutir o   vídeo “Uso responsável das redes sociais”.
ü  Produzir uma página de classificados literários sobre o tema “Uso consciente das redes sociais”.
ü  Selecionar os melhores classificados e fazer a formatação da página de classificados no computador.

4ª ETAPA:
ü  Apresentar os classificados literários no programa de rádio que será feito pela Escola Estadual Frei José da Encarnação na Emissora Jacobina FM 99,1 no dia 29 de novembro de 2013 às 9h.   

 8. AVALIAÇÃO:

Será feita através da produção dos classificados literários.

9. REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar  Gestar II – língua Portuguesa: atividades de apoio à aprendizagem –6ª série. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. – Brasília: MEC, 2011.
Plano Curricular do Projeto Ação Gestar na Escola
MURRAY, Roseana. Classificados poéticos. 1ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional, 2004.
http://www.youtube.com/watch?v=9buTR1GOj-g


                                               

1 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ler palavras que nos toquem
o coração,
é como chegar as estrelas
nos braços da luz.

Que haja sempre em ti,
tempo para estar a sós contigo
para ouvir a música do teu coração...