ESCOLA
ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO
DISCIPLINA
– LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA
– EDENÍCIA OLIVEIRA
1.
TEMA: A POESIA NA MÚSICA
2.
CONTEÚDO(S) CONCEITUAL(IS):
ü Noção de estilo e objetivo da
estilística
ü Complementos semânticos e morfológicos
ü Combinação de palavras na frase
ü Sujeito e predicado
3.
PÚBLICO: Alunos da 7ª série do
turno matutino
4.
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 16 aulas
5.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
COMPETÊNCIA:
Apropriar-se da expressão escrita.
HABILIDADES:
- Praticar a retextualização.
- Dominar as convenções da escrita.
- Expressar-se de forma autônoma,
autoral.
- Reconhecer os tipos de sujeitos e
predicados presentes em alguns versos da música Tempos modernos.
6.
MATERIAIS UTILIZADOS: Caderno do aluno da 7ª série, datashow, notebook
7.
DESENVOLVIMENTO:
1ª
ETAPA: L er, ouvir, cantar e discutir as
músicas
ü Ler as letras das músicas “Tempos
modernos” de Lulu Santos e “Tempo de amor” de Vinicius de Moraes;
ü Indagar sobre a temática dos 2 textos;
ü Observar as semelhanças e as
diferenças presentes nos 2 poemas;
ü Ouvir e cantar as 2 músicas;
ü Tempestade de palavras: cada aluno
cita 1 palavra da música que chamou sua atenção ou que a música o fez lembrar;
ü Anotar todas as palavras citadas;
2ª ETAPA: Produção textual
ü Formar duplas e construir uma poema utilizando as palavras
citadas e abordar a temática “Qualidade
de vida”.
ü Ilustrar os poemas e
apresentá-las
ü Selecionar poemas para serem
musicados.;
ü Formar grupos para musicar as poesias;
ü Apresentar as músicas;
ü Selecionar produções para o TAL e
FACE;
3ª
ETAPA: Estudo linguístico
ü Sujeito e predicado (tipos);
ü Leitura e interpretação do texto em
cordel:Tipos de sujeito e predicado;
ü Selecionar versos da música Tempos
modernos que exemplifiquem os tipos de
sujeitos e dos predicados mencionados na poesia de cordel;
8.
AVALIAÇÃO: Será levado em conta na produção da poesia e da música a temática,
originalidade e criatividade na
apresentação.
9.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II – língua Portuguesa: atividades de
apoio à aprendizagem –7ª série. Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Básica. – Brasília: MEC, 2011.
Plano
Curricular do Projeto Ação Gestar na escola.
Jundahi Dantas – A gramática no
cordelCONFIRAM ABAIXO 2 POEMAS QUE FORAM PRODUZIDOS, MUSICADOS E SELECIONADOS PARA O FACE:(FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL):
VIVER
Viver
é querer
É
amar, é sofrer
Viver
é ter saúde
É ter
felicidade e lazer.
Quem
sabe viver
Com
tranquilidade
Tem
sabedoria
E
muita habilidade.
Viver
em um mundo
Onde
a fome predomina
E a
violência suga vidas
É
viver com esperança
De
que quem luta alcança.
Sonho
viver em um mundo
Com qualidade
de vida
Onde as
pessoas unidas
Deixando
de fora a hipocrisia
Abrem
as portas para a harmonia.
VIDA
Não sei o que me leva
Na vida descobrir
A felicidade para
sorrir
Só sinto que preciso
de ti.
Pra ter paz pra viver
Com opiniões sinceras
Precisamos conquistar
Amizades verdadeiras.
Felicidade com
certeza
Os covardes são
incapazes
Devemos viver em
busca
De viver com
qualidade.
A paz está em cada
canto
Que quisermos olhar
Dessa forma nosso
sonho
Poderá se realizar.
Letra
– Jaqueline Lopes e Adna (8ª série B, mat.)
08 POEMAS FORAM SELECIONADOS E INSCRITOS NO TAL(TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA). CONFIRAM ALGUNS:
08 POEMAS FORAM SELECIONADOS E INSCRITOS NO TAL(TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA). CONFIRAM ALGUNS:
ESCOLHAS DA VIDA
Nessa vida eu escolhi ser feliz
Lutei e briguei
Consegui o que sempre quis
Felicidade é o meu mérito
E por isso não desisti.
A vida é feita de escolhas
Escolhas repletas de certezas ou medos
Ou tenha força e vá a luta
Ou morra sem
lutar pela vida.
Sofrer é uma escolha
Proteger-se é
uma forma boa
Arrepender-se
não é fracasso
A vida não foi feita por fracos.
Nesse mundo louco
Repleto de escolhas
Os fortes continuam
Levando a vida numa boa.
É nessa hipocrisia
Desse mundo passageiro
Onde o dinheiro vale mais que o respeito
Que os fracos se tornam derrotados.
Letra-Wellington Silva
e Gabriel Mendes (8ª B, mat.)
A GENTE QUER VIVER
A gente quer viver
Quer ter lazer
A gente quer proteção
Ter saúde e boa
educação.
A gente não quer viver
Em um país assim
Onde os políticos
Nada querem fazer
Onde o povo
sem coração
Por um motivo banal
Mata seu próprio irmão, etc e tal.
A gente não quer morrer
A gente não quer chorar
Não quer sofrer, quer sonhar...
Mas, do
jeito que o mundo está
A gente pode morrer
Em qualquer lugar.
Por isso,
cidadão
Na próxima eleição
Vote com o coração
Diga não ao candidato
Que durante o seu mandato
Não cumpriu sua missão
De
proteger o cidadão.
Letra – Victor Hugo e Jackson (8ª B, mat.)
TEMPO É VIDA
É tempo de viver
Com satisfação
De ver que a vida
É pura emoção.
Há tempo de correr
Há tempo de brincar
Há tempo de comer
Há tempo de falar.
Há tempo de calar
Tempo de chorar
Tempo de sorrir
Tempo de sofrer
Tempo de querer
De se emocionar.
É tempo de ter saúde
Viver com emoção
Cuidando da mente
Controlando a imaginação
Remindo o tempo
Para não ter depressão.
Geovana Rodrigues e Vanessa (7ª A, mat.)
1 comentários:
Querida amiga
Sempre me emociono
com os milagres
que a poesia
inspira,
quando ensinada
por quem a ama.
Que em teu coração,
a vida possa dançar
a música da alegria.
Postar um comentário