segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TAL - TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA 2011 NA ESCOLA FREI JOSÉ

http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/317
    O projeto Tempos de Arte Literária (Tal) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde março de 2009.
O Tal foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como os profissionais da educação – os professores (língua portuguesa, artes e disciplinas afins), os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração e de participação.
Em 2010, o Tal foi desenvolvido em,  aproximadamente, 1.097 escolas de 398 municípios do Estado da Bahia, onde foram produzidas as obras de arte literária estudantis apresentadas nos Saraus Escolares, nos 33 Saraus Regionais e no Sarau Estadual, realizado no MAM, em Salvador.
O projeto, além de estimular o hábito da leitura, incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de:
·        Estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais.
·       Contribuir para a formação da intelectualidade abrir caminhos literários para a participação social.
·        Compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento e do saber.
·        Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia.
·        Estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e os estilos.
·       Construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares.
·       Promover, através da linguagem literária, valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação.  








 


1 comentários:

Edenícia Oliveira disse...

Quero agradecer particularmente as colegas Liliane e Divaneide pela parceria na realização deste projeto.Trabalhamos muito para realizar este sarau, mas o esforço valeu, foi muito bom.
Quero também parabenizar a todos os alunos que participaram do sarau pela coragem e ousadia. Todos vocês foram vencedores. Parabéns!
Beijos,
Edenícia